Variação Linguística



A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e que pode ser compreendida por intermédio de fatores históricos e regionais.


No Brasil, mesmo todos falando a língua portuguesa, é possível notar tais variações que podem ocorrer por:



  • Fatores regionais: é possível notar a diferença do português falado por um habitante da região nordeste e outro da região sudeste do Brasil. Dentro de uma mesma região, também há variações no uso da língua. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, há diferenças entre a língua utilizada por um cidadão que vive na capital e aquela utilizada por um cidadão do interior do estado.


  • Fatores culturais: o grau de escolarização e a formação cultural de um indivíduo também são fatores que colaboram para os diferentes usos da língua. Uma pessoa escolarizada utiliza a língua de uma maneira diferente da pessoa que não teve acesso à escola.


  • Fatores contextuais: nosso modo de falar varia de acordo com a situação em que nos encontramos: quando conversamos com nossos amigos, não usamos os termos que usaríamos se estivéssemos discursando em uma solenidade de formatura.


  • Fatores naturais: o uso da língua pelos falantes sofre influência de fatores naturais, como idade e sexo. Uma criança não utiliza a língua da mesma maneira que um adulto, daí falar-se em linguagem infantil e linguagem adulta.


  • Fatores profissionais: o exercício de algumas atividades requer o domínio de certas formas de língua chamadas línguas técnicas. Abundantes em termos específicos, essas formas têm uso praticamente restrito ao intercâmbio técnico de engenheiros, químicos, profissionais da área de direito e da informática, biólogos, médicos, linguistas e outros especialistas.

  • Dentre outras;
É interessante ressaltar que essas variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, e esta, pode se modificar de acordo com a necessidade comunicativa.
Outro ponto interessante de frisar é que não devemos atribuir como erro esse tipo de variação, pois quando fazemos isso estamos incorrendo em preconceito linguístico, o que associa a língua ao status.


As variações linguísticas são formadoras naturais da nossa variedade cultural, elas enriquecem o nosso patrimônio linguístico.

Fontes consultadas:
http://portugues.uol.com.br/redacao/variacao-linguistica-lingua-movimento.html
http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman3.php

1 comentários :