A evolução da comunicação através do tempo


Desde a pré-história o homem sente a vontade e a necessidade da comunicação, eles tentavam por meio da linguagem corporal e desenhos rupestres, expressar suas aspirações e sentimentos; não existe uma data definitiva de quanto surgiu à escrita, porém, os historiadores acreditam que tenha sido no fim da Idade dos Metais, quando o homem já tinha um desenvolvimento maior e usava cobre, ferro e bronze diariamente.

O aparecimento da escrita é um marco na história, pois o surgimento dela veio com base na necessidade de registrar informações. Logo após, surge a impressão, os egípcios foram os primeiros que desenvolveram um método de transformar o papiro em um papel     perdurável, a ideia modificou a cultura, mais pessoas tinham acesso a informação e houve um registro maior dos acontecimentos.

A impressão foi evoluindo, o invento de Gutenberg - a prensa móvel – facilitou a forma de catalogar a escrita, proporcionando a alfabetização, mesmo não sendo em massa, e também favoreceu o aparecimento dos meios de comunicação.

Posteriormente, a comunicação foi evoluindo, nasceu os jornais, o rádio, a televisão e em seguida a internet. Desse modo, a escrita torna-se mais desvalorizada ao longo da história. Isso acontece pela importância que uma imagem tem, ou seja, uma imagem pode por si só substituir palavras.

Contudo, estamos a cada dia valorizando menos a escrita e mais a imagem, os símbolos falam o que sentimos, demonstram o que queremos dizer. Os “emojis” feitos para melhorar a comunicação nas mensagens, por exemplo, substituem expressões e até frases; a linguagem através de signos/símbolos/imagens crescem junto com as conquistas tecnológicas que estão avançando diariamente, e a escrita, o primeiro modo de registrar uma comunicação através de séculos, está se tornando menos usada e cansativa, preferimos ler um texto de 140 caracteres nas redes sociais do que um texto longo em um livro.

Portanto, os avanços da tecnologia continuaram e será provável que a comunicação se torne mais fácil e rápido, porém, não sabemos ao certo o futuro da escrita. 

Confira um vídeo que mostra um pouco sobre a evolução da comunicação:

0 comentários :

Enviar um comentário